sexta-feira, 26 de março de 2010

Ideologia


Dizem por aí que uma mentira contada várias vezes acaba se tornando uma verdade.Me peguei por esses dias questionando sobre isso.Assistia a uma aula de história sobre o feudalismo,onde o professor destacava o importante papel da igreja católica nesse período.Foi ela a produtora da ideologia medieval,onde seu principal interesse era aprisionar a mente das pesssoas com suas "verdades".
Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum é o que chamamos de IDEOLOGIA.E é aí o motivo maior do meu questionamento.Como somos levados a acreditar naquilo que nos é imposto?Por exemplo,acreditamos que a mulher é um ser frágil,feita para cuidar do lar e da família,isso acaba operando em nosso inconsciente de uma tal forma que nos leva a crer realmente nisso.
Eu acredito que a pior forma de se aprisionar uma pessoa é pela mente.Ideologia gera mobilismo sim,e este por sua vez gera o conformismo que é muito pior.Apartir do momento que pararmos para refletir sobre essas questões,até que ponto essas ideologias impostas por uma sociedade extremamente capitalista afetam a sociedade em que vivemos,encontraremos respostas para muitos problemas ainda ocultos por essas falsas verdades.
"Uma mentira,ainda que a digam,milhares de bocas,não deixa de ser uma mentira." -Anatole France

sexta-feira, 19 de março de 2010

Respeito,passe a diante!


Estava pensando no que escrever e me lembrei de um fato que aconteceu essa semana que me deixou profundamente indignada,acho que não só a mim mais como toda a população de Salvador.
Um estudante de 23 anos,morreu após cair de um ônibus que continuou com a porta aberta mesmo depois do motorista ter dado a partida.O motorista será indiciado por homicídio culposo(sem intenção de matar).É um absurdo como as pessoas não tenham um mínimo de prudência;É alarmante o número de acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias e que na grande maioria é causada pela falta de respeito dos motoristas.
Isso vale também para os pedestres que não tem a paciência de esperar alguns instantes a "porcaria" de um sinal abrir e atravessam as ruas sem ao menos olhar para os lados.Todos os dias eu atravesso uma avenida movimentada para chegar ao meu curso,e sempre coincide do sinal estar aberto,o engraçado é que as pessoas atravessam a rua e eu fico lá estática,esperando apenas que o sinal feche.
São pequenas atitudes capazes de transformar o ambiente em que vivemos.Pode ser estranho todo esse meu desabafo,mais é o que eu sinto no momento:Uma imensa necessidade de RESPEITO!

sábado, 13 de março de 2010

Remember Me


Bem,não poderia estrear melhor meu blog do que falando da minha grande paixão:O cinema!Ontem foi meu aniverssário,e sem muita perspectiva do que fazer neste dia,minha prima sugeriu que fossemos ver um fime.Eu adorei a idéia,já que não tinhamos nada pra fazer,e então escolhi o filme que veríamos.Quando falei o nome ela de início não gostou muito da idéia,ja que acabara de terminar um relacionamento de três anos e meio,como dizem por aí,ela estava literalmente na "fossa".Bem,chegamos compramos os ingressos e milkshakes.Na sala alguns casais, uns solteiros,eu e minha prima.Ah não poderia esquecer do meu celular que não parava de tocar.
Remember me traz a história de dois jovens, Tyler Roth e Ally Craig, vividos por Robert Pattinson e Emilie de Ravin. Tyler e Ally, não têm nada em comum um com o outro, a não ser a dor de terem perdido seus entes queridos de forma trágica.Tyler Roth, é um estudante da New York University, que tem um amor absoluto pelo irmão Michael, morto em 1993. Agora sua única prioridade é cuidar de sua irmã caçula, que se chama Caroline. Charles Roth, pai de Tyler e Caroline, é um homem de negócios e é muito rico, mas não liga muito para eles. Diane, mãe deles, é dedicada e carinhosa com seus filhos. Ela se separou de Charles e um tempo depois, se casou com Les Hirsch.Ally Craig, também é uma estudante da New York University, e é uma garota muito estudiosa. Seu pai é o Sargento Craig, um homem muito respeitado por todos a sua volta. Ele é um pai carinhoso e extremamente cuidadoso com sua filha. A morte da mãe de Ally trouxe muito sofrimento para eles, uma perda irreparável, que o tempo nunca irá apagar.
Mas a vida reserva algo surpreendente para estes dois jovens. Um amor inesquecível, que marcará para sempre suas vidas.

Um lindo filme,fascinante.Vale a pena assistir!